23 January 2012

Toonboom vs Flash

A um ano atrás, antes do projeto do sítio, não me parecia tão óbvio qual programa escolher para animar em cutout digital, mas hoje me vejo na posição de dizer: não tem como voltar para o Flash.

A primeira aula de toonboom que assisti foi um tanto frustrante. O software além de ser cheio de bugs tinha problemas com network, efeitos etc... O programa deu um salto nos últimos anos passando a perna não só no flash mas em qualquer outro programa de animação. Alguns bugs continuaram mas nada que não dê para contornar.

Verdade que, trabalhando no estúdio, com o pessoal que já havia animado toda a série do Meu Amigãozão, tive vários atalhos. A curva de aprendizado foi reduzida na troca com toda a galera... Não sei se seria tão tranquilo aprender do zero, mas o que posso dizer numa analise final foi que valeu s pena a dor de cabeça.

O Toonboom ainda tem muito espaço para melhorias mas acredito que se configura hoje como o melhor software de animação para cutout no mercado.

A versão que usamos no Sítio do Pica-pau Amarelo foi o Harmony, que é um Toonboom bombado que, além de ter mais ferramentas, funciona em rede, gerenciando as cenas, biblioteca etc...

O Flash coitado, tá moribundo. A adobe já anunciou que parou de desenvolver o flash player por causa do HTML5, que agora traz a possibilidade de se fazer animação com gráficos vetoriais direto na página, sem player ou embeds etc. Agora é questão de tempo para o Flash cair naquela categoria de programas esquecidos, que ficam na prateleira pegando pó...será!?

Diego Stoliar

4 comments:

Leonardo Ferreira said...

Olá Diego, você teria alguma opinião sobre outro software, o Toonz: http://www.toonz.com

Valeu!

Caiovisk said...

Acho que o flash tem uma vida longa pela frente, vejo o flash como uma ótima ferramenta de desenvolvimento de jogos. O HTML5 tá aí e não tenho dúvida que muita coisa boa está por vir, mas por hora, não existe um padrão bem definido, e enquanto mozilla e google ficarem de briguinha querendo ditar as regras do novo HTML, o flash roda igualzinho em qualquer navegador, celular e PC.
Além do que, flash é multiplataforma de verdadinha, sem patifaria, é quase universal, é mais presente que Java. JAVA!

Para animações, existem ferramentas mais leves, mas a interatividade do Flash é seu diferencial sem dúvida.
Encerro a defesa

Canvas art said...
This comment has been removed by the author.
Canvas art said...
This comment has been removed by the author.